Session, Wokspace e Work Directory : Entenda o que são e como utilizá-los

Rstudio_quit

Provavelmente na primeira vez que utilizou o R, ao sair do sistema, você foi surpreendido com uma mensagem igual  mensagem acima, lhe perguntando se deseja salvar o workspace em um arquivo chamado  “.RData”. Ou uma mensagem como a do console R após você digitar o comando para sair q() ou quit() .

console_quit

Iniciantes em R geralmente tendem a informar “y”(Yes) ou Save, influenciados pela palavra “save”, “se não sei o que é, então é melhor salvar para não perder”.  Entretanto salvar todo o workspace não é um boa prática de programação em R, já que representa um desperdício de recursos, reduz o desempenho do sistema e, principalmente, compromete a repetibilidade e o entendimento da análise. Se você é uma destas pessoas que digita “yes” sempre que recebe essa mensagem e não sabe o que acontece, então o post de hoje é para você.

No post de hoje compartilho o vídeo da palestra ministrada pela profª Marguerite Buttler do departamento de Zoologia da Universidade do Havaí, proferida no evento RBootcamp em 2013. De uma maneira leve e descontraída a Profª  Marguerite torna muito claro os conceitos de Session, Workspace, Work Directory e Packages , bem como a forma correta de utilizá-los para gerar scripts enxutos e reproduzíveis.

Para garantir a acessibilidade de todos, legendei o vídeo, adequando os termos, quando possível, aos  que utilizamos no Brasil. Deixarei o arquivo (.srt) da legenda em meu github, para aqueles que queiram contribuir para a sua melhoria .

O vídeo legendado pode ser acessado no link.  A versão original, disponível no youtube pode ser acessada aqui.

Bons estudos!

 

 

 

Esse post foi publicado em Dicas R, R Basics. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s