Utilizando o R no Visual Studio Code

telaPrincipal3

O universo R é dominado pelo RStudio Ide. Provavelmente se você conheceu a linguagem R após 2011 (ano de lançamento do RStudio) você também conheceu o RStudio. Essa IDE fornece uma série de facilidades que tornam o aprendizado e o trabalho com R uma agradável experiência, como gerenciamento de pacotes, manuais e objetos , importação de dados, entre outras características.

Apesar da importância do RStudio no universo R , é possível que você não goste dele,  não se adapte a seu fluxo de trabalho, ou que não tenha demanda para todos os recursos oferecidos por ele e prefira algo mais simples e configurável as suas necessidades.  Eu por exemplo não gosto das quatro janelas do RStudio, pois ocupam muito espaço na tela do meu computador (Se a tela de sua maquina é pequena isso é um problema) e duas delas utilizo muito pouco em meu tempo de computação. A maior parte do tempo utilizo as  telas do  editor e do Console. Além disso editores costumam ser mais leves que ides,  são mais focados na escrita e execução do código que no gerenciamento do projeto como um todo. Por serem mais simples  oferecem melhor desempenho em computadores com pouco recursos computacionais. Eu já listei aqui no blog algumas opções de editores que podem ser utilizados com o R,  caso estejam procurando novas opções .

Porém no post de hoje falarei da utilização do R com o editor VScode . Se você quer uma experiência totalmente nova, com um editor focado em alta produtividade e que pode ser ampliado (com plugins) para lhe dar as facilidades de uma IDE e a velocidade de um editor você deve conhecer o Visual Studio Code (ou VScode), um editor desenvolvido pela Microsoft, leve, poderoso,  gratuito e de código aberto.

O VScode oferece um conjunto moderno de ferramentas para desenvolvimento como o Intellisense, code navigation, refactoring, debugging, version control, além de suporte a várias linguagens de programação. Você pode conhecer todas as sua características aqui. Além disso o VScode possui uma interface com o usuário moderna, com uma bela combinação de fontes e cores, além de uma grande variedade de temas . Todas essas características fizeram do VScode o editor de código mais popular do mundo (Stack Overflow).

Graças ao esforço da comunidade R em escrever extensões do VScode, é possível utilizar todo o poder do VScode para desenvolver projetos com a linguagem R, seja em dektop ou computação em nuvem. Se você se interessou e deseja experimentar basta instalá-lo em seu computador e instalar as extensões necessárias para trabalhar com o ambiente R conforme os passos abaixo.

  1.  Instale a última versão do R (Se vc já possui o R instalado pule essa etapa)
  2.  Instale o VScode para seu sistem operacional aqui
  3. Abra o VScode e acesse o MarketPlacetelaPrincipal2
  4. Na caixa de busca digite “R”, clique e R 1.3.0  extensão de Yuki Ueda. Cique em “InstallYukiUeda
  5. Instale a extensão RTools de Mikhail Arkhipov e clique em InstallRTools
  6. Pronto!

Para utilizá-lo crie uma pasta em seu computador onde você irá salvar seus arquivos.

Vá em File >> open Folder >> navegue até a pasta criada e selecione-a >> Retorne em File >> new file >> e crie um arquivo com a terminação R, p.ex meuArquivo.R >> Pronto ! Você já pode Escrever suas funções.

Para enviar os comandos para execução no console bastar digitar ctrl + Enter.

Mais informações sobre a sua utilização pode ser obtido em seu excelente tutorial disponível em sua página

Até a próxima dica!

Esse post foi publicado em Editores. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Utilizando o R no Visual Studio Code

  1. Gabriel Reis disse:

    Que bacana, Fernando! Estou acostumado com o RStudio e recentemente estava estudando sobre a integração do VScode com o GitHub, mas havia ficado receoso de alterar a interface. Depois desse post vou dar uma testada lá. Abraço! (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s